HELLOW MY BOY

O município Bento Gonçalves, a 120 km de Porto Alegre, se credenciou na Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (ABRAT) com intuito de incluir a cidade no roteiro do turismo gay nacional. Conhecido por concentrar diversos vinhedos, o município de pouco mais de 100 mil habitantes está a 600m do nível do mar, localizado na Serra Gaúcha.

Este mês, 40 profissionais da cidade passaram por um treinamento para aprender como receber o turista homossexual. Com a parceira, o destino será incluído no Programa Amo Viajar, da Abrat, que já conta com outras cidades credenciadas, entre elas Fraiburgo, em Santa Catarina. Bento Gonçalves se tornou a primeira cidade gaúcha na lista de locais indicados pela entidade.

Além de visitas aos vinhedos, a cidade oferece ainda ótimas opções gastronômicas, aliadas a uma paisagem de extrema beleza. Segundo a ABRAT, o público gay é exigente e gasta, em média, 30% a mais que heterossexuais em bens de consumo e viaja 4,6 vezes por ano. Somente no Brasil, o Turismo Gay movimenta US$ 200 mi ao ano e esta em plena expansão.


Alerta vermelho é pouco para esta situação. Pesquisa indica que 29% dos gays e bissexuais de Nova York têm HIV, cerca de um a cada três, portanto. Em Miami, a taxa é 25%, ou seja, um a cada quatro. O levantamento foi realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças.
Dentre as 21 maiores cidades dos EUA, a taxa de infecção é 21%. A situação é mais grave na população de homos e bissexuais negros, aí a taxa é 28%. Dentre brancos, o número é menor: 18%. Não está assustado? Vai ficar! Cerca de metade de quem é infectado não sabe que tem o vírus. Bom, quem não usa camisinha está colhendo os resultados…